A Economia de Francisco

 

A Economia de Francisco

 

Coordenação:

Ricardo Zózimo

Faculdade Nova School of Business and Economics

Tommaso Ramus

Faculdade Católica Lisbon Business and Economics

Maria de Fátima Carioca

Faculdade AESE Business School

José Fonseca Pires

 Faculdade AESE Business School

Ricardo Zózimo

Faculdade Nova School of Business and Economics

Tommaso Ramus

Faculdade Católica Lisbon Business and Economics

Maria de Fátima Carioca

Faculdade AESE Business School

José Fonseca Pires

 Faculdade AESE Business School

1ª sessão

2ª sessão

3ª sessão

4ª sessão

5ª sessão

6ª sessão

Testemunhos

Mariana Sampaio Soares 27 anos

“O curso de preparação “A Economia de Francisco” da ACEGE Next tem superado todas as minhas expectativas! Tem sido muito interessante e divertido aprender através das sessões teóricas, exercícios práticos e do encontro com as outras pessoas. Esta formação tem sido realmente transformadora!”

David Alves Bettencourt 35 anos

“Acredito que um dos grandes desafios que a sociedade enfrenta é conseguir trazer a Doutrina Social da Igreja para o mundo empresarial. 
A Economia de Francisco é um novo despertar para esta realidade e é uma felicidade imensa poder dar o meu pequeno contributo para este caminho.”

Filipa Machado Vaz 38 anos

“O Curso de Preparação para a Economia de Francisco, promovido pela ACEGE Next, reune 50 jovens nas melhores escolas de gestão num único propósito: iniciar uma viagem para um aprofundamento no compromisso e na inspiração até Assis 2020.
A caminhada já começou, com um sentido de propósito para uma economia mais humana, que coloca o outro no centro da decisão e da ação com “necessidade de debates sinceros e honestos.” (Papa Francisco, 2015).
Desafiados por lideres que, nos conduzem a discernir e a agir com mais impacto, criamos intersecções profundas e transformadoras entre a ação individual, local e mundial para uma Economia de Francisco e para um Assis que ambicionamos que vá muito além de 2020.”

Filipa Pires Almeida 32 anos

“Entrar neste curso foi um acolhimento mútuo. De quem aqui encontrei, bem como do meu compromisso de levar Assis ao mundo inteiro e de o preparar em conjunto com este grupo de jovens com quem tenho o privilégio de iniciar este caminho. Assis é uma bênção já, mesmo antes de lá estarmos. Este curso tem sido um local de discernimento, sentido de comunidade e missão, da qual muitos frutos virão. Que a nossa inquietação nos leve à verdade e à ação – é o que desejo para todos nós.”

Manuel Theotónio 21 anos

“A Economia de Francisco já está em ação! Eu comecei esta jornada com este curso que já está a ter impacto na maneira como vivo.
É sobretudo um espaço de diálogo e de compromisso individual e coletivo com uma Economia mais inclusiva, justa e sustentável.”

Rita Sacadura 23 anos

“A Economia de Francisco leva-me a São Francisco de Assis, o santo que inspirou a Laudato Si e que tem sido mote para pensarmos uma nova economia.  Estas sessões são parte de um caminho em que vamos compreendendo como viver com sentido Cristão o nosso trabalho, em que tentamos perceber qual o nosso papel na sociedade atual e como fazer parte de uma ecologia integral que começa sempre com uma conversão de coração. De tudo o que já vivemos até hoje nesta escola de Francisco, aquilo que me tem fascinado mais, é a forma como estas sessões me têm ajudado a ver melhor e a viver melhor o meu dia-a-dia, pouco a pouco. É um caminho fascinante que me inquieta e me “obriga” a uma reflexão permanente. E que caminho!”

Pedro Amarante 23 anos

“Este curso faz-nos embarcar numa viagem de reflexão profunda abordando temas do nosso quotidiano que não devem ser esquecidos. Através de dinâmicas de grupo e exercícios individuais conhecemo-nos melhor e conseguimos colocar as lentes que nos permitem contribuir para um mundo próspero.”

Joana Morgado 32 anos

“O que é para ti a Economia de Francisco?” Fez-se silêncio no anfiteatro. 
“Pois é, nem nós sabemos ao certo.” Ri-mo-nos todos à resposta espontânea do professor. E eu para mim pensava “Estou no sítio certo!”. 

O professor afirmou: “O Papa Francisco quer ouvir os jovens. Nós, os professores / organizadores do evento, e mais uns quantos prémios Nobel vamos ser os vossos assistentes!” 

Mais do que estar a ser um curso de grande partilha de experiências, de conhecimento, onde tenho aprendido muito, é interessante ver a humildade com que se está a construir este Caminho, centrado na Pessoa, no seu Propósito, no respeito por cada elemento integrante nesta Casa Comum. A Economia de Francisco é ainda um livro em branco que promete “desarrumar” as nossas rotinas! 

Fernando Costa Duarte 32 anos

“A Economia de Francisco vem revolucionar o mundo empresarial.
Quando olhamos para o ambiente empresarial com as lentes da Economia de Francisco vemos uma economia mais justa, preocupada com o outro e com o ambiente. Este curso tem sido um caminho muito gratificante de partilha de experiências e conhecimentos que vai, com certeza, enriquecer muito o encontro de Assis”

Margarida Vaz 23 anos

“É uma alegria participar no curso pós-laboral organizado pela ACEGE Next. Através de sessões de debate sobre variados temas como a exclusão social, a pobreza, a desigualdade, e o ambiente, somos capazes de desafiar os modelos de produção e consumo atuais que tornam a indiferença, o desperdício, o descarte e o lixo na normalidade.”

Diogo Bonvalot Pereira 27 anos

“A Economia de Francisco é um desafio ao paradigma económico instalado. Convida-nos a repensar as nossas concepções de valor e progresso, e a substituir o lucro pelo Amor, como critério central nos nossos processos de decisão. Na maioria dos casos não é fácil encontrar alternativas aos modelos transacionais estabelecidos, não só na nossa sociedade, como em mim próprio. Contudo tem sido uma enorme alegria sentir a bênção desta missão, especialmente evidente no entusiasmo e inspiração sentidos nos momentos de debate e partilha.”
 


Pedro Rebelo de Andrade 30 anos

Este adiamento do encontro, que é consequência da pandemia que tem causado doenças e mortes em todo o mundo, é a oportunidade que nos é dada para voltar ao essencial, àquilo que verdadeiramente importa.


Liga-te à ACEGE Next

Entra em contacto connosco e segue-nos nas redes sociais. Contamos contigo!

Produzido por I | B Iber Bússola